quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Tribos Urbanas (HIPPIES)

Breve História sobre os Hippies (tema escolhido para apresentação do trabalho sobre tribos urbanas):
Os hippies eram parte do que se convencionou a ser chamado de movimento contracultura dos anos 60 tendo relativa queda de popularidade nos anos 70 nos EUA, embora o movimento tenha tido muita força em países como o Brasil somente na década de 70. Uma das frases idiomáticas associada a este movimento foi a célebre "Paz e Amor" (em inglês "Peace and Love").
As questões ambientais, a prática de
nudismo, e a emancipação sexual eram idéias respeitadas decorrente por estas comunidades.
Adotavam um modo de vida comunitário, tendendo a uma espécie de socialismo-anarquista ou estilo de vida nômade e à vida em comunhão com a natureza, negavam o nacionalismo e a Guerra do Vietnã, bem como todas as guerras, abraçavam aspectos de religiões como o budismo, hinduísmo, e/ou as religiões das culturas nativas norte-americanas e estavam em desacordo com valores tradicionais da classe média americana e das economias capitalistas e totalitárias. Eles enxergavam o patriarcalismo, o militarismo, o poder governamental, as corporações industriais, a massificação, o capitalismo, o autoritarismo e os valores sociais tradicionais como parte de uma "instituição" única.

Logo abaixo vocês irão encontrar fotos do processo de criação e desenvolvimento desse trabalho o produto final foi uma Paper Doll com uma roupa atual baseada nos hippies. Para o desenvolvimento desse produto final foi feita uma pesquisa sobre a história e costumes, pesquisa de mercado com pessoas que se dizem hippies, e também pesquisa de coleções de 10 estilistas, sendo 5 internacionais e 5 nacionais, para depois chegar a escolher apenas um estilista como base e criação do produto final.

Sketchbook
Obs.: O símbolo da paz foi desenvolvido na Inglaterra como logo para uma campanha pelo desarmamento nuclear, e foi adotado pelos hippies americanos que eram contra a guerra nos anos 60.

Isabela Capeto (estilista com coleção primavera-verão 2010 escolhida)


Retirando formas




Modelo artístico (Obra de arte)


Modelo Usável


Paper Doll (com mod
elo atual hippie)

Fonte:
www.wikipedia.org/wiki/hippies (para mais informações visite esse site)


Por Monique Mackeylle

Um comentário:

  1. estive a visitar o teu blogue, enquanto pesquisava sobre hippies, para um trabalho para sociologia. Tens aqui bonitas associações, da arte, com a liberdade q se vive nas comunidades hippies! interessante! continua. Bjs

    ResponderExcluir